Buscar
  • Cláudia Andrade

Uma sala de aula invertida!

Cláudia Andrade e Andiara Mizael

ESCOLA JEAN PIAGET NO SINEP-MG

Neste mês de junho eu, Cláudia Andrade, diretora pedagógica e Andiara Mizael, coordenadora pedagógica da escola, participamos da palestra “ A sala de aula invertida e o desenvolvimento de competências”, oferecida pelo SINEP MG e ministrada pelo competente pedagogo Aldiney Eustáquio da Silva. Nossa curiosidade quase menina, adicionada a nossa inversão genuína, que nos movimenta e nos impulsiona, pulsavam no encontro.

Com muita propriedade, Aldiney trouxe como pauta um tema considerado atual, inovador e necessário para as escolas brasileiras: foi nos apresentado os fundamentos e as estratégias da “Metodologia Ativa”.

METODOLOGIA ATIVA? SALA DE AULA INVERTIDA?

Sala de aula invertida é uma proposta de trabalho educativo que coloca os alunos como protagonistas do processo de aprendizagem, fomentando a participação autoral nas aulas, a interação entre os estudantes e o uso das tecnologias de forma inteligente; visando gerar evidências de aprendizagens nos mais variados processos de avaliação. É aprendizagem junta e misturada, preservando-se o talento de cada pessoa.

À medida que a palestra transcorria, eu e a Andiara trocávamos olhares, comunicando todo nosso entusiasmo em vermos nossa prática diária e nossos valores serem defendidos e colocados como um “exemplo” e como uma “prática a ser incorporada” nas escolas do século XXI. Ao nosso redor, na plateia seleta de educadores, risos e indagações como: “Isso é muito difícil na prática”, “utopia!“ ,“um sonho!”

A tradução desta metodologia e o que ela pressupõe já é realidade aqui na Escola Jean Piaget desde à sua criação, há 16 anos. E a gente ali, ocupando duas cadeiras do auditório, sentindo nosso coração pulsar de alegria em podermos ter a oportunidade de validar as nossas ideias, em identificar crenças comuns ao que é tendência no ensino e na educação e ainda nos orgulharmos de sermos uma escola possível, respeitando o que a gente realmente acredita ser o melhor para a formação de uma criança.

Assim como a Jean Piaget, Escola Conceito, outras escolas que já aplicam essa proposta pedagógica inovadora, reconhecem e fundamentam todo o seu planejamento nas bases curriculares acadêmicas e nas bases do desenvolvimento da Inteligência Emocional, oferecendo em seus espaços aprendizagens para todas as “gentes”: crianças, pais, educadores, colaboradores... num verdadeiro caldeirão de aprendizagens sensoriais, de vínculos de empatia, movimentando a busca pelo saber significativo.

Promovem a cooperatividade e a habilidade de pensar fora da caixa, expandindo a criatividade e as conexões estruturadas com os conhecimentos. Na Jean Piaget, Escola Conceito temos uma grade curricular com atividades diárias de autoconhecimento, matéria importantíssima nesse desafio delicioso de educar invertidamente.

Durante o encontro, com tantos educadores, tive a certeza de que já passou da hora das escolas mudarem suas práticas!

EXPERIÊNCIA JEAN PIAGET

Tudo evoluiu e a maioria das instituições de educação ainda está correndo atrás deste mundo que lhe escapole nos pátios lotados e nas mesmas aulas do tempo da minha avó.

Escola precisa ser gostosa! Crianças, jovens, adultos... precisam querer ir para a escola porque é bom, é estimulante; porque querem saber o que será partilhado naquele dia.

Percebo através da minha prática real, que na nossa escola há um incômodo planejado que suscita nos alunos essa busca pelo saber e as aulas viram “a hora do show!”

Somos uma escola onde adotamos a metodologia ativa e aplicamos em nossos processos e rotinas de aprendizagem as aulas invertidas, por quê:

· Cada classe possui até 15 alunos por turma > ambiente propício para o diálogo, a atenção à individualidade;

· A família e toda pessoa que é importante para a criança, é importante e bem-vinda em nossa escola > atividades e experiências de aprendizado com os pais na escola, ao lado dos professores e dos alunos;

· A apreensão do conhecimento não é avaliada somente por nota ou conceito > Enxergamos além disso e entregamos muito mais que “A, B e C”, que “vermelho” ou “verde” ou “números”;

· Cada criança é única e carrega “multipotenciais” > oferecemos programas voltados para o autoconhecimento e desenvolvimento humano pautado pelos princípios da “Psicologia positiva”, da“Inteligência Emocional” e da “Pedagogia Quântica”.

Enfim, ambiente harmônico e de qualidade, interação entre as pessoas e metodologia viva, o caminho evolutivo para o ensino com porquê e para quê.

Como somos de uma escola que pulsa, saímos do encontro mais invertidas do que entramos, mas com a certeza plena e animadora que nosso tempo chegou muito antes que o de muita gente.

E você? Ainda em dúvida se esse formato de escola realmente existe? Então venha conhecer de perto e confirme: uma escola invertida, receptiva e amorosa é possível. Ela existe e fica em Lagoa Santa, Minas Gerais ao lado do cartão postal da cidade, na orla da lagoa central.

Um abraço afetuoso, Cláudia Andrade

56 visualizações

31 99966-5943 Whats app | 31 3681-3401

©2019 by Escola Jean Piaget. Proudly created with Wix.com