Buscar
  • Cláudia Andrade

Uma escola para durar, porque é sustentável, amorosa e feliz!

Num mundo de impermanências, a gente encontrar uma escola para durar vira quase uma utopia.

As escolas custaram muito a avançar e agora aceleraram de uma só vez, oferecendo um pacote de atividades na rotina das crianças, que mais faz parecer uma loja de departamentos. Ok, ok, ok... As crianças de hoje são urgentes e solicitam muitas experiências. Mas, elas continuam sendo gente não é mesmo? E se há uma coisa que gente gosta é de acolhimento, afetos e atenção. Mesmo no caos das descobertas...

As previsões para um futuro bem próximo são tão artificiais e reais que não sabemos se aplaudimos ou choramos.

As escolas estarão fadadas a extinção, como os terríveis dinossauros? Darwin já dizia sobre a seleção natural: Ou se adapta, ou morre!

As escolas agora estão correndo contra o tempo e colocando em seus programas tudo de mais contemporâneo que encontram: Plataformas digitais,

estudos tecnológicos, sistemas bilíngues, inteligência artificial e todo o poder do QRCODE... Vitrines a céu aberto das ofertas mais modernas e muitas vezes ainda maquiadas, porque na correria das novas práticas, o professor T Rex continua na sala de aula e a velocidade dele não é tão boa quanto a das crianças centenialls.

Paralelo a toda essa implantação da modernidade para transformar a escola que demorou a se encaixar na evolução, encontramos dezenas, centenas de crianças diagnosticadas com irritabilidade excessiva, stress, "síndrome do pensamento acelerado", síndrome do espectro autista, depressão infantil...

O universo digital sem controle e como única perspectiva transborda numa tela inútil, trazendo uma evolução frenética na hiper construção do pensamento. Tenho visto as mentes infantis intoxicadas de estímulos lógicos e previsíveis. A educação racionalista, com foco no exterior, desprotege a emoção das nossas crianças, expondo-os a um baixo limiar para suportar frustrações.

Nos cabe uma reflexão importante: o homem não é apenas lógico. É amoroso por natureza, sonhador e fora da curva. O diálogo, o afeto, a inteligência emocional é e será sempre insubstituível para a formação humana.

Na Jean Piaget, acelerados somos nós, os educadores adultos que buscamos conhecimentos fundamentais para exercer na escola a Educação Para a Felicidade. E se a felicidade é o nosso propósito, está respondido o título do texto: Uma escola para durar, formando pessoas com felicidade.

10 visualizações

31 99966-5943 Whats app | 31 3681-3401

©2019 by Escola Jean Piaget. Proudly created with Wix.com