Buscar
  • Cláudia Andrade

Sobre estar disponível e nado sincronizado.

De casa, monitoro os encontros e as aulas online da escola, que irão começar.

Às 17:00 horas as professoras escrevem:

_ Olá turminha! Já estou disponível. E nenhuma interlocução.

_ Queridos, já abri a sala, para as aulas. E nada.

_ Vamos começar o nosso encontro? E cri,cri, cri...

Desculpem-se, mas preciso falar sobre isso!

Isso tem a ver sobre ensinar as crianças comprometimento, organização, responsabilidade... Se um dia não deu pra entrar na aula, ok. Mas, quando não dá nunca?

Já estamos há três meses em casa e esse jogo precisa virar.

A professora está ali, disponível para a sua criança. Com planejamento, proposta de estudos, aprendizagens, amor e ainda tem que pedir "pelo amor de Deus", para as crianças frequentarem as aulas?

Quando a criança não participa ela está perdendo uma oportunidade espetacular!Está deixando de entrar numa porta que se abre. E a família está dizendo para o filho, mesmo que não por palavras: "Não fazer as aulas, meu filho, não é tão importante assim... Não precisa você se preocupar".

Eu preciso te falar outra coisa, muito séria! A sua criança não está indo à escola, mas a escola, com toda a certeza, ESTÁ INDO ATÉ A SUA CASA, TODOS OS DIAS, ofertando ao seu filho, tudo que ela pode levar de melhor, neste momento. Oferecendo aulas incríveis, com muito conteúdo e novos conhecimentos. Isso É UM LUXO! É igual pedir comida no IFOOD. Você, sentado na sua cadeira, de pijama e o lanche chegando na sua porta. Aí, você come, lambe os beiços e celebra satisfeito.

Ah! Mas na hora que chega a professora para dar as aulas virtuais... E, convenhamos, você não precisa nem ir até a porta... O que acontece? Você saboreia, como o lanche? Não! Se esconde dentro do armário, como tenho visto no TIK TOK... E a professora passa a ser a "loira do banheiro", que ninguém quer encontrar por aí, muito menos no próprio celular ou no computador de casa.

É moçada, nós temos muito a aprender, ainda!

Vou te dizer mais uma coisa, que talvez, pela abrupta condição instalada, você não tenha se dado conta: NÃO TEM MAIS VOLTA! O MODO DE VIDA QUE TODOS TÍNHAMOS ATÉ 18/03/2020, ACABOU. NUNCA MAIS VOLTARÁ, NUNCA MAIS SERÁ O MESMO.Nem pra minha escola, nem pra você, nem pra ninguém. E quanto antes você se apropriar disso, será melhor. Você ganhará tempo!

E a sua criança precisa saber sobre isso também! Ficar dizendo a ela que as aulas são opcionais, que ela faz se quiser, não é um bom negócio e não ajudará na construção de seus valores. Pensar que a aula de Artes, o vídeo que a professora enviou ou a culinária que ela propôs é tudo bobagem para passar o tempo, dentro de casa, é ledo engano.

Eu e o meu time continuaremos te convidando para irmos juntos. Junto é muito mais fácil. A gente dá as mãos e um vai com o outro.

Estamos numa guerra e na guerra a gente se lembra que está vivo, através dos olhos do outro, que está ao nosso lado. É ele que vai nos apoiar quando nós enfraquecermos... E nós iremos enfraquecer...

A escola está te ofertando diversos recursos:

!- As professoras dão as aulas todos os dias e poucos fazem as atividades ou aparecem;

2- As professoras marcam os encontros e o mesmo se repete;

3- A Marise, psicóloga cheia de estratégias emocionais para te ajudar, faz suas reuniões quinzenais e duas pessoas aproveitam;

4- A Andi, pedagoga espetacular, com uma mala de idéias pra te ajudar em casa, com as tarefas escolares, faz suas reuniões quinzenais e... nada...

Será mesmo, que é a escola que deixou de cumprir com o seu compromisso?Será mesmo que a escola e os seus educadores não estão dando aulas?

Pergunta pras famílias que stão engajadas, participando de tudo, cobrando dos filhos as tarefas, apoiando-os para realizá-las, frequentadno as reuniões; o que elas estão percebendo dentro de casa? É flor brotando, mesmo em terreno árido!

Ah, Cláudia! Eu quero é aula presencial. Isso tudo que inventaram de aulas virtuais não servirá para nada...

Papo reto número 4: As escolas não serão as mesmas, assim como tudo! E a sua criança já é virtual, desde que nasceu. Se você não está aproveitando isso, volto a dizer, está é perdendo tempo.

Não sabemos quando as aulas presenciais voltarão, mas sabemos hoje, com toda certeza, o valor das aulas online que estamos produzindo para os nossos alunos, do Maternal ao 5º ano do Fundamental. Portanto, vim aqui jogar a corda mais uma vez, pra te ajudar a se salvar do afogamento iminente. Sim, o Titanic já afundou!

Eu, tenho sempre muitas esperanças. Já coloquei o meu colete salva-vidas e estou nadando!

Tem uma frase de Clarice Lispector que gosto muito: " Confessei ao mar meus problemas. E ele me respondeu: NADA"

E aí é você quem vai decidir! OU você, NADA e fica parado onde está. OU você, NADA! E coloca força, para avançar pelo oceano.

Há uma praia te esperando. Talvez nem seja em janeiro, como de costume, mas ela está lá! E, ironicamente, cada vez mais limpa. Como a nossa escola e todo o time JP.

Vamos fazer nado sincronizado? Ainda dá tempo.





0 visualização

31 99966-5943 Whats app | 31 3681-3401

©2019 by Escola Jean Piaget. Proudly created with Wix.com