31 99966-5943 Whats app | 31 3681-3401

©2019 by Escola Jean Piaget. Proudly created with Wix.com

 
Buscar
  • Cláudia Andrade

Sobre "Espalhar o amor, através do desenvolvimento sustentável de pessoas"...

Quando digo que a missão da Jean Piaget, Escola Conceito é a de ESPALHAR O AMOR, fico muitas vezes impactada ao perceber o estranhamento de quem está na escuta. As pessoas fazem cara de espanto e ainda dizem: "Como assim, espalhar o amor? Escola tem que espalhar conhecimentos em Matemática, História, Ciências"... E por aí vai... Nessa altura do papo quem está surpresa sou eu...

Penso que a lição primordial da nossa existência está vinculada ao amor. O amor simples e necessário para se realizar um projeto, partilhar com as pessoas, posicionar-se criticamente, exercer a cidadania, aprender junto, praticar a empatia, ouvir, entender, mudar sempre! Nessa concepção, tem celeiro mais adequado para essa semeadura, do que uma escola? É claro que não! Escola é organismo vivo. É aqui onde tudo fermenta.

As orientações e as diferentes formas de aprendizagens passam pelo processo de construção do amor. Amor se aprende e essa é a nossa matéria de destaque! Um amor real, não romantizado. Concreto, visceral, impresso em cada planejamento, cada aula, cada reunião, cada jogo de futebol no campo. Privilegiamos as formas de interação fundamentadas na cooperação, valorizando sempre as pessoas e os contextos.

Nos grupos sociais dos quais fazemos parte, muitas vezes fugimos da nossa essência nos vestindo de tecidos sintéticos, que acumulam eletricidade estática.Relações não devem ser estáticas e nossa escola tem viço, vida, conforto. Mesmo diante das lições mais duras e necessárias.Não é um ideal utópico, é mão na massa todos os dias, com permissão para os muitos erros e espaço aberto para as soluções criativas que nascem da beleza de cada um de nós.

Espalhar o amor através do desenvolvimento sustentável de pessoas é atuar cotidianamente no propósito individual e coletivo de uma vida inteira, de bem estar, muito além da escolarização. É estar num espaço escolar com recheio e que ajuda a pensar sobre um projeto de vida e não apenas sobre a nota da próxima prova.

Somos conectados a encantamentos, alegrias e uns aos outros. Não há outro caminho a percorrer.

Escola com amor sim! Com muito amor, coragem e determinação!


Abraço amoroso, Cláudia Andrade


57 visualizações