Buscar
  • Cláudia Andrade

Pingue-Pongue Jean Piaget: Perguntas e respostas, parte 2

Atualizado: Jun 3






7- Alunos da Jean Piaget Escola Conceito têm tido êxito em suas caminhadas acadêmicas e carreiras?

Como criamos vínculos muito fortes aqui na escola, conseguimos acompanhar o desenvolvimento evolutivo das crianças e jovens que daqui saem e hoje, muitos já estão na UFMG ou iniciando um mercado de trabalho onde se despontam como pessoas e profissionais.

8- Por que as turmas na Jean Piaget são reduzidas em apenas 15 alunos?

Porque dessa forma conseguimos realmente atender as especificidades de cada criança que está conosco. Sabemos que a forma de aprender se difere de pessoa para pessoa e turmas muito cheias, com massificação do trabalho pedagógico, não colaboram para o desenvolvimento pleno dos alunos.

9- Qual é o material pedagógico adotado pela Jean Piaget Escola Conceito?

Temos uma lista de materiais para os alunos da Educação infantil e uma lista de materiais para os alunos do Ensino Fundamental que constam de livros didáticos ( aprovados pelo MEC), cadernos e revistas. Além disso a escola conta com um acervo de jogos, materiais digitais, materiais concretos, livros de Literatura e de conhecimento científico que enriquecem as pesquisas e fontes de informações. Somos plurais e curiosos.

10- Existe algum processo seletivo para as matrículas na escola ou algum sistema de bolsas de estudo?

Não utilizamos processo seletivo convencional, o que fazemos é uma entrevista pessoal com as famílias e alunos novatos para conhecermos a experiência educativa anterior da criança a ser matriculada. Também aplicamos atividades diagnósticas logo que cada criança esteja incluída na turma a que se destina.

A cada ano criamos estratégias de bolsas pensando em beneficiar as famílias. Temos o Projeto "Quem indica amigo é", a troca de serviços, o "Quero Mais" bolsas...

11- Meu filho é portador de necessidades especiais. Como a escola trabalha a inclusão?

Para a equipe Jean Piaget TODOS NÓS somos portadores de necessidades especiais porque ninguém é igual a ninguém! Somos únicos e singulares. A inclusão em casos específicos é feita, portanto, de forma harmoniosa e com muita comunicação, verdade e parceria com as famílias e os terapeutas que assistem a criança. Acreditamos em um trabalho integrado, coerente e com amor, promovendo um desenvolvimento sustentável para todos nós.

12- Acho a escola bacana, mas não tem o Fundamental II para a continuidade dos estudos... Por que não existe o Fundamental II se vocês já existem há 16 anos?

Apesar das muitas solicitações das nossas famílias, a Jean Piaget Escola Conceito se coloca no mercado educacional como ESPECIALISTA em seu segmento de atuação. Nosso Projeto Político Pedagógico é estruturado com muitas especificidades para atender com excelência a Educação infantil e o Fundamental I, ou seja, a Infância. Somos pesquisadores, estudiosos e muito comprometidos com a educação plena de nossas crianças. Como mães que também somos, pensamos num exemplo assim: " Quando nosso filho está com problema de visão, procuramos um clínico ou um oftalmologista?" "Queremos um especialista e não um generalista!"... Em educação precisamos avançar também! A especialidade aprimora a qualidade.

13- Não tendo o Fundamental II para a continuidade dos estudos, não é ruim a criança ter que ficar mudando de escola? Não é melhor uma escola que eu já coloco o meu filho e ele vá do Infantil até o Ensino Médio?

É claro que não! E falamos isso pautados em pesquisas e acompanhamento dos alunos que saem da nossa escola e se inserem em outros modelos de escola, para prosseguirem os seus estudos. Esta escola tem como pilares o trabalho do AUTOCONHECIMENTO, de MENTE POSITIVA e o de INTELIGÊNCIA EMOCIONAL.

Estudos fundamentados pela Neurociência Cognitiva e pela Psicologia do Desenvolvimento nos certificam que uma abordagem educativa bem estruturada, concisa, que trabalhe com qualidade a Infância, fase que atendemos, é a garantia plena de um jovem que terá estruturas e ferramentas necessárias para a sua interação com a sociedade de maneira plena.

O estar em um ambiente por anos e depois a sua inserção em outro é a possibilidade de colocar em prática toda a sua aprendizagem. É na relação com as diferenças que crescemos. Aliás, é muito benéfico que haja trocas de escola ao final do Fundamental I, porque neste momento a criança estará fechando um ciclo de aprendizagens e de amadurecimento biológico e os desafios que os novos grupos lhe trarão será o novo alimento para que novas estruturas continuem sendo construídas e amadurecidas.

É na Infância que nasce um adulto saudável e equilibrado!



Deixo aqui um pouquinho de nós...

Sentiu curiosidade? Nos procure que teremos prazer em bater um papo mais longo, tomando uma deliciosa limonada!


Grande abraço, Cláudia Andrade

0 visualização

31 99966-5943 Whats app | 31 3681-3401

©2019 by Escola Jean Piaget. Proudly created with Wix.com