Buscar
  • Cláudia Andrade

Pingue-Pongue Jean Piaget: Perguntas e respostas, parte 1

Atualizado: Jun 3

Converso com muitas pessoas e elas sempre têm muitas curiosidades acerca da nossa forma tão diferente de aprender e de ensinar, por isso vou fazer uma sequencia de posts com as perguntas mais frequentes que respondo.

E se você também quiser saber algo sobre a nossa escola, é só me mandar a sua pergunta que terei enorme prazer em respondê-la!



1- O que é uma Escola Conceito?

É uma escola que trabalha com experiências autorais de aprendizagens. O aluno vive o seu processo de descobertas do saber, fazendo , interagindo, criando, trabalhando em grupos, dialogando com os educadores, conhecendo os seus pontos fortes e os seus desafios na arte do aprender.

2- A Escola Conceito adota alguma religião como referência?

Não! Somos humanistas e entendemos que todas as religiões e credos devem ser respeitados integralmente. Trabalhamos com o AMOR como referência ímpar de ligação entre todos os seres viventes.

3- O Período Integral da escola é para crianças de todas as idades? Vocês aceitam crianças de outras escolas para participarem do Integral?

Temos horário Integral para todas as turmas da escola. Sempre com uma rotina estruturada e projetos de trabalho pesquisados pela Coordenadora de Desenvolvimento Humano, Marise Marota.

Não aceitamos crianças de outras escolas em nosso horário Integral.

4- A Jean Piaget Escola Conceito segue a BNCC?

Sim! A escola é toda regulamentada pela Secretaria Estadual de Educação e segue as normatizações vigentes.

5- Qual a similaridade e a diferença entre a Jean Piaget Escola Conceito e a Pedagogia Waldorf?

A similaridade está numa proposta educativa que trabalha o desenvolvimento integral das crianças, levando-se em conta a forma de cada um aprender, a cooperatividade e a Inteligência Emocional.

A diferença está mais relacionada a parte acadêmica, propriamente dita. Na nossa escola seguimos a BNCC, portanto há conteúdos planejados para cada turma distinta, sugerindo um percurso de aprendizagens formais. Apesar das inúmeras estratégias lúdicas e dinâmicas aplicadas, os alunos têm regularmente atividades em livros e cadernos, para casas, pesquisas, assembleias, pesquisas, atividades avaliativas... Sempre participando como protagonista dessa aprendizagem e se reconhecendo como agente de todo o processo educativo.

6- Tendo concluído o Ensino Fundamental I, os alunos que saem da Jean Piaget Escola Conceito, conseguem acompanhar outras escolas mais tradicionais?

Sim e com muita tranquilidade, porque o aluno é o detentor do seu próprio conhecimento. Ele carrega consigo conhecimentos amplos e estratégias próprias de aprendizagens que lhe permitem adaptar-se a qualquer modelo de escola. Escola é para a vida!

Além disso, ele leva consigo a ferramenta mais importante: O seu autoconhecimento, que lhe assegura a capacidade de interagir com o outro e com as diferenças, sendo uma pessoa empática e respeitosa.


É isso! Vou ficando por aqui e na semana que vem continuamos o nosso pingue-pongue, com mais curiosidades sobre a Jean Piaget Escola Conceito.

Um grande abraço!

Cláudia Andrade

20 visualizações

31 99966-5943 Whats app | 31 3681-3401

©2019 by Escola Jean Piaget. Proudly created with Wix.com